Funcionário de granja teve contato com aves doentes; SC ainda monitora possível foco
Um trabalhador de uma granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul, está em isolamento domiciliar com suspeita de gripe aviária após apresentar sintomas gripais. Ele teve contato direto com aves doentes no local onde foi confirmado o primeiro foco da doença no Brasil. A amostra do paciente foi enviada à Fiocruz, laboratório de referência nacional, e o resultado deve sair ainda nesta semana. Outros funcionários da granja seguem monitorados.
Segundo o Ministério da Agricultura (Mapa), o Brasil registra atualmente sete focos da doença em aves, incluindo dois novos em Eldorado dos Carajás (PA) e Derrubadas (RS). Três suspeitas foram descartadas em estados diferentes, mas Santa Catarina ainda investiga um possível foco em Ipumirim. A situação é acompanhada pelas autoridades sanitárias estaduais e federais.
O Mapa reforça que não há registro de gripe aviária em humanos no Brasil e que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos. O risco de contaminação é considerado baixo, ocorrendo geralmente entre pessoas com contato intenso com aves infectadas, vivas ou mortas.
Fonte: NSC
Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.