keyboard_backspace

Página Inicial c4746

Meio Ambiente

SC tem redução de quase 40% no desmatamento entre 2023 e 2024 482x5t

A queda registrada em Santa Catarina também foi superior à média nacional

meo ambiente Visor Notícias
Foto: Adrio Centeno/IMA

Santa Catarina foi destaque nacional na redução do desmatamento em 2024, conforme apontado pelo Relatório Anual do Desmatamento (RAD) divulgado nesta quinta-feira (15) pelo projeto MapBiomas. O estado registrou uma queda de 39,9% na área desmatada em comparação com o ano anterior, acumulando uma redução de 79% nos últimos dois anos.

O resultado é ainda mais expressivo diante do cenário da Mata Atlântica, único bioma brasileiro que não apresentou queda geral no desmatamento em 2024. Enquanto o desmatamento nesse bioma manteve-se estável, Santa Catarina conseguiu avançar com políticas ambientais que fizeram o estado se distanciar positivamente da média.

A queda registrada em Santa Catarina também foi superior à média nacional, que foi de 32,4%. O Brasil alcançou o segundo ano seguido de redução da área desmatada, consolidando uma tendência de melhora, mas com SC se destacando entre os estados com melhor desempenho proporcional.

Segundo o governador Jorginho Mello, o bom resultado é fruto de políticas públicas eficazes e do trabalho consistente dos órgãos ambientais estaduais. “Seguiremos firmes nesse compromisso, conciliando crescimento econômico com preservação ambiental”, afirmou.

A presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Sheila Meirelles, atribui o resultado ao esforço conjunto das equipes e ao uso de tecnologias aplicadas ao monitoramento e fiscalização. “Temos buscado alternativas para o aperfeiçoamento constante das atividades do órgão, com foco em educação ambiental e fiscalização qualificada”, destacou.

Além do RAD, o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica — divulgado nesta semana pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o INPE — também apontou redução do desmatamento no estado. A diferença entre os números dos dois levantamentos se deve aos métodos e ao período analisado. Enquanto o Atlas considera dados entre julho de 2023 e junho de 2024, o RAD avalia o ano civil completo de 2024.

O projeto MapBiomas reúne ONGs, universidades e startups e utiliza imagens de alta resolução para refinar alertas de desmatamento, consolidando anualmente os dados validados no Relatório Anual do Desmatamento.

Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor: 142k2k
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito! 301423

Meio Ambiente

Projeto Juntos Pelo Rio terá nova edição em Itajaí 3g5769

Ação ambiental será em 31 de maio e deve reunir 1.500 voluntários na limpeza de rios e praias

Meio Ambiente

Foca rara é registrada pela primeira vez no Sul de Santa Catarina 214b35

Espécie típica da Antártida foi avistada entre Imbituba e Laguna; animal está saudável e em descanso

Meio Ambiente

Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras flagra descarte irregular de mais de 700 kg de peixe 4ht6r

Veículo foi flagrado por câmeras e recolheu os resíduos para evitar multa de R$ 1 milhão

Meio Ambiente

Pesquisa nacional aponta que Santa Catarina reduziu em 12% o desmatamento da Mata Atlântica 6f3f1a

Outro indicativo positivo é que nenhum município catarinense figurou na lista dos 20 municípios com maior desmatamento em área de mata

Meio Ambiente

Descarte irregular de tinta é flagrado no Rio das Oliveiras em Itapema 634b73

Suspeita é de que o material tenha sido jogado por trabalhadores que limpavam equipamentos de obras na região

Mais notícias y706q

Saúde

Queda de cabelo no outono? Médica explica o que é o eflúvio telógeno sazonal e quando é hora de procurar ajuda 5l6a2u

Especialista alerta para o aumento da queda capilar após o verão e esclarece quando o problema exige acompanhamento médico

Eventos

SAIE VETRO 2025 promete maior edição da história com crescimento de 30% em público e mais de 120 expositores confirmados 53e65

Florianópolis se prepara para receber, em setembro, a 14ª edição do maior evento da indústria de esquadrias e vidro do país