Santa Catarina investiga o terceiro caso suspeito de gripe aviária no Estado. A nova ocorrência, registrada nesta quarta-feira (21), envolve uma galinha criada para subsistência no município de Chapecó, no Oeste catarinense. A informação foi inserida no do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e será analisada em conjunto com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc).
Outras duas suspeitas estão sob apuração: uma em Ipumirim, também no Oeste, envolvendo uma granja comercial, e outra em Garopaba, no Sul do Estado, relacionada a um quero-quero silvestre. De acordo com a Cidasc, casos em aves silvestres e de subsistência são monitorados desde 2023 em diversas regiões do Brasil, mas a preocupação aumentou com a recente notificação em granja comercial no município de Montenegro (RS).
A Cidasc informou que realiza ações de desinfecção em postos de controle na divisa com o Rio Grande do Sul e que não há indícios de contaminação cruzada. “A rastreabilidade comprovou que não houve entrada de aves da região afetada nos últimos 60 dias”, afirmou a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos.
Fonte: NSC
Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.