Mais de 5 milhões de documentos foram suspensos por ausência em eleições obrigatórias, segundo o TSE
Eleitores que tiveram o título cancelado ainda podem regularizar o documento junto à Justiça Eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 5 milhões de títulos foram suspensos após os titulares deixarem de votar em três eleições consecutivas sem justificar a ausência ou pagar a multa prevista. A regularização evita impedimentos como não poder votar, ser votado, assumir cargo público ou renovar matrícula em instituições de ensino.
Para iniciar o processo, é necessário verificar a situação do título, o que pode ser feito presencialmente no cartório eleitoral do domicílio ou pelo autoatendimento no site da Justiça Eleitoral. Caso o cancelamento seja confirmado, o eleitor deve apresentar justificativas com documentação que comprove os motivos das ausências ou quitar as multas pendentes.
Além disso, é obrigatório preencher um requerimento específico, disponível online ou no cartório. O cancelamento de títulos ocorre em anos não eleitorais para manter atualizado o cadastro nacional de eleitores, conforme prevê a legislação.
Fonte: Agência Brasil
Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.