keyboard_backspace

Página Inicial c4746

Educação

Saiba como estudar meio ambiente para os vestibulares 3z5q

Questões envolvendo aquecimento global e efeitos do clima devem aparecer com frequência nas provas
Alunos sentados em mesas na sala de aula assistindo apresentação de projeto de um colega que está a frente da sala
As escolas devem promover atividades que estimulem o conhecimento de temas sobre o meio ambiente (Imagem: Xavier Lorenzo | Shutterstock)

Com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para acontecer em Belém–PA, as mudanças climáticas am a representar uma temática ainda mais importante e com grande possibilidade de ser cobrada nos vestibulares aplicados neste ano. 

Questões envolvendo impactos econômicos, sociais e ambientais relacionadas ao aquecimento global e aos efeitos do clima devem aparecer com frequência nas provas, além de eventos recentes, como os incêndios florestais que atingiram o estado americano da Califórnia em 2024, devastando bairros inteiros e deixando um rastro de destruição.  

É o que indica Heloísa Agudo, autora de Biologia do Sistema de Ensino pH. Temas como o uso de energias renováveis, a redução do uso de descartáveis, o combate ao desmatamento e o fortalecimento da agropecuária sustentável têm ganhado cada vez mais espaço nos conteúdos abordados nas provas de seleção para a faculdade. 

“Esses assuntos exigem dos candidatos o domínio de conceitos como clima, ecologia e vegetação, além da capacidade de compreender as relações entre ações humanas, como a queima de combustíveis fósseis e os desequilíbrios ambientais”, comenta.  

Importância da capacidade de reflexão 4c1b3y

De acordo com Heloísa Agudo, a preparação adequada para a prova a pelo conhecimento teórico dos processos naturais que guiam o clima e os biomas. Conhecer esses fundamentos permite que o estudante analise e disserte sobre os problemas ambientais contemporâneos. “A compreensão do tema permite ao aluno discernir entre notícias assertivas e sensacionalistas”, comenta.  

Segundo ela, a preservação da biodiversidade também é um tema constante desde a Eco-92, que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. “Atualmente, essa temática é tratada não apenas como uma questão ética, mas como uma pauta estratégica: a extinção de espécies desconhecidas compromete o o a recursos valiosos para áreas como medicina, agricultura e indústria. Com isso, os estudantes devem desenvolver a capacidade de refletir sobre como aliar desenvolvimento econômico e conservação ambiental, habilidade valorizada em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, afirma. 

Alunos sentados em mesas na sala de aula assistindo apresentação de projeto de um colega que está a frente da sala
As escolas devem promover atividades que estimulem o conhecimento de temas sobre o meio ambiente (Imagem: Xavier Lorenzo | Shutterstock)

Papel das escolas na preparação dos estudantes 5s1r59

As escolas têm papel essencial nesse processo ao promover atividades como debates, projetos e pesquisas, que estimulam a construção ativa do conhecimento, segundo destaca a especialista. Já os estudantes podem se manter atualizados acompanhando fontes confiáveis nas redes sociais, como os perfis do Ministério do Meio Ambiente (@mmeioambiente), do Ibama (@ibamagov) e do ICMBio (@icmbio), além de organizações não-governamentais sérias. 

“Em um cenário global de emergência climática, estar bem-informado e desenvolver uma visão crítica sobre as questões ambientais é um diferencial importante, tanto para as provas quanto para a formação como cidadão”, finaliza a especialista.  

Por Patrícia Buzaid

Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor: 142k2k
Edicase
Edicase

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito! 301423

Educação

SC investe R$ 1,5 milhão em bolsas de pesquisa no exterior 25466x

Edital da Fapesc vai apoiar até 15 pós-graduandos em intercâmbios de até 6 meses em instituições internacionais

Educação

5 dicas de estudo para o Concurso Público Nacional Unificado b3q5n

Veja o que esperar desta nova edição e lista com vagas para aplicar
Educação

Palestra para professores em BC propõe aulas sem tédio e com propósito 1e5v6x

Alessandra Kolling defende uso de tecnologia e propósito nas aulas; evento será no dia 31 de maio em Balneário Camboriú

Educação

5 dicas para se preparar para a nova prova de redação da Fuvest 2u3j3e

Especialista fala sobre as mudanças nos gêneros textuais para a próxima edição do vestibular
Educação

Primeira escola de tempo integral de Itapema abre atividades com mais de 150 alunos 473k1

As vagas foram preenchidas por alunos já matriculados nas escolas municipais dos bairros Ilhota, Alto São Bento e Morretes

Mais notícias y706q

Segurança

Identificada ciclista que morreu atropelada por carro na BR-101 em SC 21rs

A vítima pedalava quando foi atingida por um Hyundai HB20 com placas de ville, por volta das 7h10, no Km 281 da rodovia

Empreendedorismo

Academia Wave celebra 25 anos com festa e mira expansão no Litoral Norte 5t4n4p

Rede catarinense de academias quer triplicar número de alunos até 2027, chegando a 50 mil pessoas atendidas em Santa Catarina