Santa Catarina deve enfrentar a primeira grande onda de frio de 2025 a partir da próxima semana, com previsão de geadas e temperaturas negativas em várias regiões do estado. Conforme informações do Meteored, o fenômeno será provocado pela chegada de uma intensa massa de ar polar, que deve atingir o Sul do Brasil entre os dias 28 e 29 de maio.
Segundo o meteorologista Ronaldo Coutinho, a mudança no tempo começa a partir de segunda-feira (26), com a formação de um ciclone no oceano Atlântico, próximo à Argentina. Esse sistema dará origem a uma frente fria que trará chuvas volumosas e pode causar transtornos, como alagamentos, quedas de energia e galhos de árvores em Santa Catarina.
Foto: Getty Images
Logo após a frente fria, a massa de ar polar avança, provocando uma queda acentuada nas temperaturas. Cidades como Criciúma podem registrar mínimas próximas de 0 °C, enquanto Florianópolis pode marcar menos de 5 °C. Em regiões serranas, há previsão de geadas intensas.
O frio também deve avançar pelo Sudeste e Centro-Oeste, atingindo o sul de Minas Gerais, interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e até áreas da Amazônia, como Rondônia e Acre. A friagem pode causar prejuízos em lavouras de milho e afetar rebanhos devido ao choque térmico.
Confira previsão de Ronaldo Coutinho para a chegada da massa polar:
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
As regiões do Grande Oeste, Vale do Itajaí e Norte do estado concentram as condições mais severas, com possibilidade de chuva intensa e temporais isolados