O Porto de São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, registrou aumento de 6% na movimentação de cargas em abril de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O volume total embarcado e desembarcado no período chegou a 1,48 milhão de toneladas, ante 1,39 milhão de toneladas em abril de 2024. Os principais destaques foram a exportação de soja e milho (610 mil toneladas) e a importação de produtos siderúrgicos (413 mil toneladas) e fertilizantes (347 mil toneladas).
Nos quatro primeiros meses deste ano, o terminal já movimentou 5,7 milhões de toneladas. As exportações seguem como o principal fluxo, representando 54% do total (3,1 milhões de toneladas), enquanto as importações somam 2,6 milhões de toneladas (46%).
Segundo o secretário estadual de Portos, Beto Martins, a eficiência da gestão tem garantido o crescimento contínuo. “O Porto de São Francisco do Sul segue sendo destaque na movimentação de commodities, com índices consistentes e uma infraestrutura que acompanha a demanda do setor”, afirmou.
O presidente do porto, Cleverton Vieira, destacou o caráter multipropósito do terminal como um diferencial estratégico. “Mesmo diante de oscilações do mercado, conseguimos manter um desempenho estável graças à diversidade de produtos operados e aos investimentos constantes em estrutura e tecnologia.”
Em 2024, o Porto de São Francisco do Sul bateu recorde histórico com 17 milhões de toneladas movimentadas. Ele também é responsável por 42% do aço importado no Brasil e por 80% da soja exportada por Santa Catarina.
Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.