keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Ministério Público recomenda fechamento de comunidade terapêutica por irregularidades sanitárias em SC

Vistoria feita em 2024 identificou ao menos seis irregularidades na estrutura da comunidade, além de apontar condições precárias no local

casa carlos renaux Visor Notícias
Ministério Público recomenda fechamento de comunidade terapêutica em Corupá, no Norte de SC | Foto: Divulgação – MPSC

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recomendou o fechamento de uma comunidade terapêutica localizada em Corupá, no Norte do estado, devido a diversas irregularidades sanitárias e istrativas.

A recomendação foi emitida pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul, com base em inquérito civil que aponta a inadequação do local para as atividades propostas e a desobediência à ordem de interdição emitida pela Vigilância Sanitária em 2024 (confira na íntegra).

Segundo o MPSC, a entidade se recusa a retirar os moradores, mesmo diante de proibição formal de funcionamento, e não possui estrutura adequada para acolher pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. O município já havia reconhecido que a instituição não possui condições para continuar operando.

MPSCDIVULGACAO Visor Notícias
Foto: Divulgação / Reprodução Visor Notícias

A Promotoria determinou que o Município de Corupá fiscalize presencialmente se a unidade ainda está em funcionamento, verifique a existência de alvará sanitário, identifique os responsáveis legais, informe sobre os acolhidos e envie uma lista dos funcionários com informações detalhadas sobre cargos, jornadas e vínculos de trabalho.

Caso não sejam cumpridas as recomendações, o MPSC orienta a adoção de medidas compulsórias, inclusive com uso de força policial, para encerrar as atividades da unidade e transferir os acolhidos a outras instituições. A Prefeitura de Corupá tem prazo de 10 dias para informar se acatará as medidas.

Fiscalização aponta série de irregularidades

Em vistoria realizada em março de 2024, a Vigilância Sanitária de Corupá identificou pelo menos seis irregularidades na estrutura e no funcionamento da comunidade, além de apontar más condições gerais de higiene e segurança para os residentes.

Entre as principais falhas estão a ausência de documentação atualizada que descreva as atividades istrativas, técnicas e assistenciais; o descumprimento da Resolução RDC nº 29/2011 da Anvisa; e condições inadequadas de higiene.

A fiscalização também revelou a falta de controle na istração de medicamentos. Os tratamentos são abandonados, e os medicamentos controlados são utilizados de forma coletiva, apenas em situações de crise, sem prescrição individualizada.

Além disso, os alojamentos não respeitam a separação por sexo: há apenas um dormitório feminino, usado junto com o masculino. A armazenagem de alimentos também é precária, com itens mal conservados, em locais úmidos, quentes e sem refrigeração, além de péssimas condições de manipulação.

A estrutura física do imóvel foi classificada como insalubre: fios elétricos expostos, casa de madeira com frestas, sem forro, sem banheiro adequado, colchões sujos, ausência de armários e ventilação deficiente. Os pertences dos residentes também não estão identificados nem organizados.

As condições apontadas reforçaram a recomendação do Ministério Público de Santa Catarina pelo fechamento da unidade e a transferência dos acolhidos para locais com estrutura adequada.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Colisão entre caminhões mata dois na BR-116 em SC

Acidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (22) em Ponte Alta, na Serra catarinense

Segurança

Princípio de incêndio atinge carro de luxo em Itapema

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado na manhã desta quinta-feira (22) para atender a ocorrência

Segurança

Homem é preso por roubo em ação das polícias de SC e PR

Suspeito usava tornozeleira eletrônica e tinha mandado em aberto por roubo

Segurança

Ministério Público de SC julga caso de traição e morte em facção criminosa

Membro do PGC foi morto por se envolver com ex de outro integrante; crime ocorreu no Natal de 2020 em Palhoça.

Segurança

Distribuidora de alimentos em Camboriú é flagrada com 50 kg de carne imprópria

Produto sem procedência foi descartado durante ação da Vigilância Sanitária realizada nesta semana

Mais notícias

Segurança

Ministério Público recomenda fechamento de comunidade terapêutica por irregularidades sanitárias em SC

Vistoria feita em 2024 identificou ao menos seis irregularidades na estrutura da comunidade, além de apontar condições precárias no local

Geral

Luciano Hang revela projeto que irá transformar casa do cônsul Carlos Renaux em parque público

Residência em Brusque será restaurada e aberta à visitação no futuro Parque Renaux