A mineradora Sibanye Stillwater informou nesta sexta-feira (23) que 260 trabalhadores permanecem presos no subsolo de uma mina de ouro em Kloof, próximo a Joanesburgo, na África do Sul. Até o momento, 79 deles já foram resgatados com segurança.
O incidente ocorreu na quinta-feira (22), quando o sistema de içamento, utilizado para ar o poço da mina, sofreu uma falha técnica. Segundo a empresa, ninguém ficou ferido e todos os trabalhadores estão seguros e contabilizados. A companhia também afirmou estar fornecendo alimentos aos funcionários retidos no local.
A Sibanye Stillwater declarou que os esforços de resgate continuam e espera concluir a retirada dos demais trabalhadores ainda nas próximas horas.
Apesar da garantia da empresa, o presidente de saúde e segurança do Sindicato Nacional dos Mineiros, Duncan Luvuno, expressou preocupação com a segurança dos funcionários. O sindicato afirmou ter recebido os primeiros relatos do incidente por volta das 17h de quinta-feira, no horário de Brasília.
Confira a nota completa da empresa publicada nesta sexta-feira: 6fo72
”A Sibanye-Stillwater (códigos de negociação JSE: SSW e NYSE: SBSW) confirma que ontem, 22 de maio de 2025, ocorreu um incidente em um poço na subunidade Kloof 7. Estamos implementando ativamente nossos procedimentos de segurança e de inspeção do poço. Após a conclusão dessas etapas, iniciaremos o içamento dos funcionários à superfície. Todos os 260 funcionários foram localizados, estão seguros e receberam alimentação.
As investigações iniciais indicam que a porta do “skip” (elevador de rocha) do poço na subunidade Kloof 7 se abriu no ponto de carregamento no nível 39, afetando os níveis 40 e 41 abaixo desse ponto. A porta aberta causou danos no nível 35, e os trabalhos para garantir a segurança nesse local já foram concluídos.
Após uma avaliação detalhada de riscos, foi decidido que os funcionários devem permanecer na estação da subunidade até que seja seguro prosseguir para a superfície, evitando, assim, que caminhem longas distâncias neste momento. A previsão é de que todos os funcionários afetados sejam levados à superfície por volta do meio-dia de hoje.”
*Supervisionado por Everton Palaoro
Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.