O empresário Luciano Hang revelou nesta quarta-feira (21) o projeto que irá transformar a casa do cônsul Carlos Renaux, localizada no complexo da antiga fábrica Renaux, em Brusque, em um parque público. O espaço de 55 mil metros quadrados, recentemente incorporado pela Havan, fará parte do futuro Parque Renaux, voltado à preservação histórica e cultural da cidade.
Construída em 1932, a casa de Carlos Renaux impressiona pela conservação e pela riqueza de detalhes arquitetônicos. Um dos destaques é o sistema de climatização inovador para a época, em que a ventilação saía pelos lustres dos quartos, controlada por sensores internos. No entorno da residência, estão o mausoléu da esposa do cônsul e o local onde os cães da família foram sepultados, além de um jardim histórico que já foi considerado o mais belo de Santa Catarina.
“Queremos restaurar e transformar todo esse espaço em um parque aberto à comunidade. É a história viva da nossa cidade”, afirmou Luciano Hang. Desde 2017, a Havan já havia adquirido parte do terreno da antiga fábrica Renaux e, segundo o empresário, os investimentos na área têm como objetivo valorizar o patrimônio local. A previsão é que a restauração da casa e do entorno ocorra nos próximos meses, com a proposta de transformar o local em um novo cartão-postal para Brusque.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!