As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começaram nesta segunda-feira (26) e seguem até 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante). A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito até 11 de junho. Mesmo os candidatos isentos, como alunos da rede pública, precisam se inscrever para garantir participação.
Entre as novidades da edição estão a pré-inscrição automática para estudantes do 3º ano do ensino médio e a possibilidade de usar o exame para obter o certificado de conclusão do ensino médio — opção válida apenas para maiores de 18 anos com nota mínima exigida. A certificação havia sido retirada do Enem em 2017, quando ou a ser função exclusiva do Encceja.
As provas serão aplicadas em dois domingos: 9 e 16 de novembro, com exceção dos municípios paraenses Belém, Ananindeua e Marituba, que terão aplicação em 30 de novembro e 7 de dezembro. No primeiro dia, os candidatos farão provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, as provas são de matemática e ciências da natureza. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, com início das provas às 13h30 (horário de Brasília).
Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.