Quadrilhas estão aproveitando o processo de ressarcimento do INSS para aplicar golpes em aposentados e pensionistas, segundo alerta do advogado especialista em Direito Previdenciário, Eder Lopes. Os criminosos disseminam links falsos nas redes sociais com promessas de consulta e saque de valores a serem devolvidos. Os sites fraudulentos solicitam dados como F, expondo os beneficiários a riscos ainda maiores.
A devolução de descontos indevidos pode ser solicitada apenas pelos canais oficiais: aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. O advogado recomenda que idosos com dificuldade no uso de ferramentas digitais busquem auxílio de familiares de confiança. O processo de contestação é simples e deve ser feito caso o beneficiário identifique cobranças que não reconhece em seu contracheque.
A instituição suspeita tem 15 dias úteis para apresentar comprovações, e, se confirmada a irregularidade, outros 15 dias para ressarcir os valores ao INSS — e não diretamente ao beneficiário, para evitar novas fraudes. A Polícia Federal segue investigando o esquema, que já causou prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2025.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008,
tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras
de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso
e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico
desde 2018.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade