Papéis com cobranças falsas são deixados em carros para enganar motoristas, e órgão emite alerta
O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) emitiu um alerta sobre um novo golpe em Criciúma, onde falsos boletos de multa com QR Code para pagamento estão sendo deixados nos para-brisas de veículos. O material utiliza indevidamente o nome do Detran e do Governo do Estado.
A fraude foi descoberta após denúncias de funcionários da agência do Detran no município. De acordo com o órgão, esse tipo de golpe se soma a outros já registrados anteriormente, como sites falsos que imitam o portal oficial, mensagens por celular informando suspensão da CNH e boletos com cobrança indevida por Pix.
“Temos feito campanhas para orientar a população e enfrentado esses ataques com medidas preventivas. É fundamental que as pessoas verifiquem a autenticidade de qualquer cobrança antes de realizar pagamentos”, afirmou o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa.
O
Detran reforça que nunca aplica multas diretamente nas ruas ou rodovias, e que o IPVA só pode ser pago via DARE (Documento de Arrecadação de Receita Estadual). O órgão também não aceita pagamentos via Pix.
Dicas do Detran/SC para evitar golpes:
- O Detran/SC não aceita Pix para pagamentos.
- Não há desconto para cota única de IPVA.
- O boleto do IPVA é emitido somente pelo DARE.
- O único site oficial do Detran é www.detran.sc.gov.br.
- Suspeitas devem ser denunciadas imediatamente às autoridades.
Em caso de suspeita de fraude, o cidadão deve registrar um boletim de ocorrência e buscar informações nos canais oficiais do Detran, como o site, o Detran Digital ou a assistente virtual Catarina pelo número (48) 3664-1800.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.