keyboard_backspace

Página Inicial c4746

Mundo

Foguete dando ré? SpaceX do bilionário Elon Musk atinge marco histórico com manobra inédita de retorno 4k165

Quinta tentativa de decolagem de nave não tripulada aconteceu em Boca Chica, no Texas, na manhã deste domingo (13)

space Visor Notícias
Foto: SpaceX-Divulgação

A SpaceX, empresa liderada pelo bilionário Elon Musk, atingiu um marco histórico neste domingo (13) ao lançar e capturar com sucesso o primeiro estágio do foguete Starship. A nave não tripulada, de aproximadamente 121 metros de altura, foi lançada ao amanhecer no Texas. Apenas sete minutos após o lançamento, o estágio inicial, de 71 metros, retornou à plataforma de lançamento, sendo capturado pelos “chopsticks” – enormes braços que seguraram o foguete com precisão.

Esse feito representa um avanço significativo para a SpaceX, que já havia realizado lançamentos do Starship anteriormente, mas enfrentou falhas, resultando na destruição do foguete durante o voo ou em quedas no mar. Desta vez, o retorno controlado do booster marca a tentativa mais ousada e bem-sucedida até o momento, com a equipe da SpaceX comemorando o feito.

Após a separação, a parte superior do Starship continuou seu voo em órbita, com destino ao Oceano Índico, onde um pouso controlado e seguro está programado para ocorrer. A missão completa do Starship deve durar pouco mais de uma hora, encerrando com o afundamento controlado da parte superior no oceano.

Esse modelo de recuperação de estágios iniciais não é novidade para a SpaceX, que há nove anos utiliza a tecnologia com os foguetes Falcon 9. Esse processo reduziu custos e acelerou o ritmo dos lançamentos, economizando milhões para a empresa. Musk agora pretende aplicar a mesma tecnologia ao Starship, o maior e mais potente foguete já construído, com 33 motores.

A SpaceX tem planos ambiciosos para o Starship, incluindo missões à Lua e Marte. A NASA já contratou a empresa para usar o Starship em duas missões tripuladas à Lua nesta década, demonstrando a confiança na capacidade da SpaceX em expandir a exploração espacial.

Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor: 142k2k
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito! 301423

Mundo

Conheça a cidade em que todos moram no mesmo prédio 5n1av

Edifício abriga não apenas apartamentos, mas também escola, mercado, igreja, consultório médico, delegacia e até uma agência dos correios

Mundo

Mais de 250 trabalhadores ficam presos em mina de ouro após falha em sistema de içamento 4va22

A empresa declarou que os esforços de resgate continuam e espera concluir a retirada dos demais trabalhadores ainda nas próximas horas

Mundo

Rússia lança maior ataque com drones da guerra contra Ucrânia 6x728

Bombardeio matou ao menos uma mulher e antecede proposta de cessar-fogo discutida por Trump e Putin

Mundo

Avião voa por 10 minutos sem ninguém no comando após copiloto sofrer mal súbito 5yz31

ageiros seguiram viagem sem saber da emergência

Mundo

Senado da Itália aprova lei que limita cidadania por descendência 5um3g

Texto restringe o direito à cidadania a filhos e netos de italianos

Mais notícias y706q

Segurança

Empregada foi quem encontrou corpos na casa; mãe deixou carta rabiscada com sangue após a chacina 52535z

Filhos de 15 e 12 anos, além do pai das crianças foram mortos com facadas; mãe cometeu suicídio após o crime

Segurança

Divulgada imagens de como deve ficar a prisão da França na floresta amazônica 453qk

Com investimento estimado em 400 milhões de euros, prisão abrigará chefes do narcotráfico e radicais islâmicos