Empresa catarinense de segurança usa IA para proteger condomínios e indústrias
Empresa usa tecnologia que identifica sons e movimentos incomuns em grandes áreas, como fazendas, indústrias e home clubes, e aciona alerta em tempo real
A segurança de grandes áreas, como condomínios, indústrias e fazendas, ganhou reforço com o uso de inteligência artificial em Santa Catarina. A Orsegups, líder nacional em monitoramento eletrônico, ou a utilizar sensores inteligentes que detectam movimentações e ruídos fora do padrão em perímetros extensos — uma resposta à crescente demanda por proteção em locais com terrenos amplos e de difícil cobertura por métodos convencionais.
A tecnologia empregada combina sensores acústicos e cabos sensíveis a vibrações, que podem ser instalados em muros, cercas e até enterrados no solo. Esses dispositivos captam alterações no som ambiente e alimentam um sistema que compara os dados com uma biblioteca personalizada de ruídos. Ao identificar algo anormal, como os ou veículos em horários impróprios, o sistema emite um alerta imediato, que pode ser checado por câmeras ou drones.
Segundo Gilson Cesar da Silva, diretor de mercado e expansão da Orsegups, a solução surgiu das necessidades de clientes com grandes áreas externas que armazenam bens valiosos. “Com a tecnologia, conseguimos monitorar de forma eficaz e segura locais de difícil o, onde cercas e alarmes convencionais não são suficientes”, explica.
Foto: Divulgação
Os sistemas são desenvolvidos em parceria com empresas da Austrália, China e Israel, e adaptados pela equipe de inovação da Orsegups, composta por mais de 30 especialistas. A iniciativa coloca a empresa catarinense na vanguarda da segurança eletrônica no Brasil, aliando proteção avançada à inovação constante.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Projeto faz parte do programa ACATE Invest, lançado pela entidade para aproximar investidores e fundos de investimentos de empresas em busca de captações
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade