keyboard_backspace

Página Inicial c4746

Tecnologia

Em 10 anos, inteligência artificial pode ter sentimento, diz executivo 6y2ym

Curitiba sedia Viasoft Connect, evento de inovação

inteligencia artificial Visor Notícias

Em até dez anos, os sistemas de inteligência artificial serão capazes de ter “sentimentos” e tomar decisões próprias, disse hoje (24) o vice-presidente para América Latina da H2O.ai, Daniel Garbuglio.ebc Visor Notíciasebc Visor Notícias

“Para que a gente precisa de máquinas que têm sentimento? Isso é um caminho que está se convergindo em futuro de cinco a dez anos”, afirmou durante palestra na Viasoft Connect, evento de inovação que acontece em Curitiba. A empresa, com sede nos Estados Unidos, desenvolveu soluções para mais de 20 mil organizações em todo o mundo.

O executivo explicou que, atualmente, as inteligências artificiais são baseadas em algoritmos, modelos que trazem respostas a partir de dados e cálculos. No entanto, segundo ele, o desenvolvimento desse tipo de tecnologia está avançando na direção de buscar replicar as formas subjetivas de tomada de decisão dos seres humanos.

“O modelo [atual] trabalha em cima de um modelo matemático e pronto. O que estão fazendo, e não quer dizer que eu concorde com isso, a ideia é que a máquina comece a tomar decisões por ela própria, mas não baseada no algoritmo, baseada em um outro modelo que é o que o cérebro faz hoje”, explicou em entrevista à Agência Brasil.

Esse futuro próximo está longe, segundo Garbuglio, das previsões desastrosas de alguns filmes de ficção científica, como o Exterminador do Futuro. Mas, deverá trazer debates importantes. “Como eu vou definir que esse é o sentimento bom e esse é o sentimento ruim? Como isso vai influenciar a decisão das pessoas?”, questionou sobre as portas que serão abertas com a construção dos novos modelos. “Porque, hoje, o processo decisório é fácil”, compara em relação aos sistemas que usam algoritmos.

A inserção de padrões subjetivos na programação deve ser feita, na opinião de Garbuglio, com muita cautela, porque serão definidoras de tudo que a máquina fará dali em diante.

“A hora que eu colocar sentimento, achando você bonito e ele não tão bonito, você monta modelos de padrões de beleza”, exemplificou. Mas, acrescentou, o ponto é justamente no momento da definição inicial. “O problema é na hora que eu decido o que é bonito. Isso é uma coisa que você tem que tomar muito cuidado, porque você começa a colocar nas máquinas a capacidade de decidir 100% por você”, enfatizou.

Análise de comportamento e2o6z

Atualmente, os modelos de inteligência artificial já são capazes de mapear os sentimentos de pessoas a partir de padrões de comportamento. O executivo citou como exemplo a solução desenvolvida pela H2O para uma grande empresa de cimento do México.

A companhia enfrentava grandes problemas operacionais e prejuízos financeiros toda vez que um dos diretores deixava o cargo. “Nós criamos para eles, para o departamento de recursos humanos, um modelo de previsibilidade, baseado no padrão de e-mail que o cara escreve para saber a chance de ele sair em seis meses”, contou.

A análise leva em consideração os padrões de comportamento anteriores, como tempo de resposta e termos usados, cruzando com outras informações, como se o profissional está ou não de férias.

“Quando você lê um livro, é a mesma coisa que escrever um e-mail, a gente tem algoritmos que conseguem ler e saber se está aumentando o nível de tensão da conversa”, disse.

Esse tipo de tecnologia está, de acordo com Garbuglio, sendo requisitada por empresas que trabalham com marketing político no Brasil, devido à aproximação das eleições.

“Em inteligência artificial, a gente tem alguns clientes que estamos ajudando, empresas de marketing, a analisar perfis de comportamento toda vez que um político posta [conteúdo nas redes sociais]” revelou.

Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Agência Brasil.

Sobre o autor: 142k2k
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito! 301423

Tecnologia

Saiba por que tantos jovens querem ser streamers ou pro players 655t3

Carreira nos games une tecnologia, sucesso rápido e transformação social, mas exige preparo e resiliência

Tecnologia

Robô quebra recorde e resolve cubo mágico em 0,1 segundo 5d362w

Projeto de estudantes dos EUA entra para o Guinness com máquina ultrarrápida desenvolvida na Universidade de Purdue

Tecnologia

Camboriú lança projeto Tech Chef inédito na rede pública de ensino 5w1m6v

Município é o primeiro do Brasil a unir gastronomia, tecnologia e educação com foco em formação integral dos alunos

Tecnologia

GovTech criada em Itapema é hoje a maior do Brasil e celebra 25 anos 5i5g1b

Com 10 milhões de normas publicadas e 1.350 órgãos ativos, Portal LeisMunicipais amplia alcance nacional

Tecnologia

WhatsApp deixa de funcionar em oito modelos de celulares nesta segunda-feira t303x

Modelos antigos perdem o ao app por incompatibilidade com novas atualizações de segurança e desempenho exigidas pela Meta

Mais notícias y706q

Segurança

França anuncia a construção de prisão de segurança máxima na Amazônia 1p533e

Unidade será concluída até 2028 e deve abrigar líderes do tráfico e extremistas

Infraestrutura

Visita técnica alinha ajustes finais do projeto de mobilidade urbana integrada em Camboriú 573y2k

Iniciativa terá impacto direto em mais de 40 mil moradores