keyboard_backspace

Página Inicial c4746

Colunas e Blogs

Descontos indevidos na aposentadoria: o que fazer? 1z2347

saiba como identificar e interromper descontos não autorizados e buscar a devolução dos valores.

Foto Rafa Neddermeyer Agencia Brasil Visor Notícias

Aposentados e pensionistas do INSS foram surpreendidos com descontos mensais em seus benefícios sem autorização expressa entre 2019 e 2024.

A situação veio à tona por meio da *Operação Sem Desconto*, conduzida pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União, que investigam um esquema nacional de cobranças associativas indevidas, com prejuízo estimado em mais de R$ 6,3 bilhões. Esses valores – cobrados por entidades ou associações conveniadas ao INSS – estavam sendo descontados diretamente do pagamento mensal dos beneficiários.

Em vários casos, as pessoas afirmam que jamais autorizaram a cobrança. Outras relatam que am documentos sem clareza sobre o vínculo que estavam assumindo. “Para quem vive com um salário mínimo, qualquer valor subtraído faz diferença. Por isso, é importante saber que há caminhos para interromper esses descontos e até recuperar os valores”, explica a advogada previdenciária Gisele Kravchychyn“, vice-presidente da OAB-SC.

A aposentadoria é um direito que deve ser respeitado. “Nenhum desconto pode ocorrer sem autorização clara e formal. Estar atento aos extratos e buscar orientação ao menor sinal”, completa Marcella Hunas, também advogada previdenciária.

O que pode ser feito:

– Verifique o extrato de pagamento: no aplicativo (ou site) Meu INSS, ando a opção “Extrato de pagamento de benefício”. Identifique se há valores vinculados a entidades que você não reconhece.

– Bloqueie ou exclua o desconto ao ar o serviço “Excluir mensalidade” ou “Bloqueio de mensalidade associativa”, também disponíveis pelo aplicativo ou pela Central 135.

– Solicite o estorno dos valores cobrados através de contato direto com a entidade responsável pelo desconto. O telefone da associação aparece no próprio contracheque. Outra opção é enviar um e-mail para: *[email protected]*.

– Se o estorno não for realizado*, é possível ingressar com ação judicial para recuperar os valores descontados indevidamente. Gisele aponta que, conforme o caso, é possível pleitear indenização por danos morais, especialmente se o desconto persistir mesmo após contestação.

– Em caso de dúvidas ou dificuldades, Marcela aponta que o ideal é procurar orientação com um advogado ou advogada especializada em Direito Previdenciário, que poderá analisar o caso com segurança técnica e indicar o melhor caminho jurídico.

Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor: 142k2k
Davi
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter agens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal Visor Notícias desde 2022.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito! 301423

Colunas e Blogs

Vinhos portugueses com 80% de desconto no Fort Atacadista 4k3a6t

Promoção vale até domingo (13) em todas as lojas de Santa Catarina e no site Delivery Fort

Colunas e Blogs

Fort Atacadista se prepara para a Páscoa 2025 com lojas decoradas e facilidades para os clientes 2h4c6p

Rede conta com diversas opções, como chocolates, vinhos, espumantes e pescados a preços íveis e parcelamento em até 10 vezes sem juros no Vuon Card

Colunas e Blogs

Desafios estruturais e políticos ameaçam COP-30 em Belém 6b1e4w

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Colunas e Blogs

Primeira-ministra da Itália busca esclarecimentos sobre Enel e tensão com governo paulista 6r593h

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Colunas e Blogs

Baixa atuação da ABIN e paralisia de comissão levantam alertas no G20 23216b

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Mais notícias y706q

Empregos

Cidade de SC abre concurso público com salários de até R$ 29 mil 4h2t4x

Município catarinense oferece vagas para todos os níveis de escolaridade; prova será realizada no dia 6 de julho

Segurança

Ministério Público recomenda fechamento de comunidade terapêutica por irregularidades sanitárias em SC 62016

Vistoria feita em 2024 identificou ao menos seis irregularidades na estrutura da comunidade, além de apontar condições precárias no local