keyboard_backspace

Página Inicial c4746

Educação

Cursos como Medicina e Direito só poderão ser presenciais 5382g

Novo decreto do Governo Federal cria regras para EAD e exige ao menos 20% de aulas presenciais em todas as graduações

ensino a distancia Visor Notícias
Foto: Canva PRO

O Governo Federal assinou nesta segunda-feira (19) o decreto que institui a Nova Política de Educação a Distância no Brasil. A medida, apresentada em cerimônia no Palácio do Planalto, define novas regras para o funcionamento dos cursos superiores oferecidos na modalidade EAD e determina que graduações como Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia sejam ofertadas exclusivamente de forma presencial. As informações são da Agência Brasil.

Com o novo marco regulatório, nenhum curso poderá ser 100% a distância. Todas as graduações precisarão incluir no mínimo 20% de atividades presenciais ou síncronas ao vivo — aquelas em que professores e alunos interagem em tempo real. Também será obrigatória ao menos uma avaliação presencial por disciplina.

O decreto ainda estabelece o modelo semipresencial, destinado a cursos como licenciaturas e outros da área da saúde. Nessa modalidade, as formações combinam atividades práticas presenciais (como estágios e laboratórios) com aulas on-line ao vivo. Já os cursos a distância am a ter regras mais rígidas quanto à carga horária presencial e exigências de infraestrutura nos polos de apoio.

Entre as novidades estão a criação do cargo de mediador pedagógico, que será responsável por acompanhar os alunos em tempo real, e a limitação de 70 estudantes por mediador em atividades on-line. Tutores, que até então exerciam papel pedagógico, am a ter função apenas istrativa.

As instituições de ensino superior terão até dois anos para se adequar à nova política. Alunos já matriculados em cursos que deixarão de existir na modalidade EAD poderão concluir suas formações conforme os contratos vigentes.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a medida visa conter a expansão desordenada dos cursos on-line e assegurar maior qualidade no ensino superior. O Censo da Educação Superior mostrou que, em 2023, 73% das matrículas em instituições privadas foram em cursos EAD, número que vem crescendo desde 2018.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana, o decreto representa um avanço: “A EAD pode garantir formação de qualidade, desde que haja compromisso com o processo de ensino e aprendizagem”.

As novas diretrizes também têm impacto direto na infraestrutura dos polos EAD, que precisarão garantir espaços com internet, laboratórios e salas de coordenação para receber os alunos presencialmente. O compartilhamento de polos entre instituições será proibido.

A reformulação ocorre após o MEC suspender em 2024 a criação de novos cursos, vagas e polos EAD, como parte da reavaliação dos parâmetros de qualidade.

Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Agência Brasil

Sobre o autor: 142k2k
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito! 301423

Educação

SC investe R$ 1,5 milhão em bolsas de pesquisa no exterior 25466x

Edital da Fapesc vai apoiar até 15 pós-graduandos em intercâmbios de até 6 meses em instituições internacionais

Educação

5 dicas de estudo para o Concurso Público Nacional Unificado b3q5n

Veja o que esperar desta nova edição e lista com vagas para aplicar
Educação

Palestra para professores em BC propõe aulas sem tédio e com propósito 1e5v6x

Alessandra Kolling defende uso de tecnologia e propósito nas aulas; evento será no dia 31 de maio em Balneário Camboriú

Educação

5 dicas para se preparar para a nova prova de redação da Fuvest 2u3j3e

Especialista fala sobre as mudanças nos gêneros textuais para a próxima edição do vestibular
Educação

Primeira escola de tempo integral de Itapema abre atividades com mais de 150 alunos 473k1

As vagas foram preenchidas por alunos já matriculados nas escolas municipais dos bairros Ilhota, Alto São Bento e Morretes

Mais notícias y706q

Educação

Cursos como Medicina e Direito só poderão ser presenciais 5382g

Novo decreto do Governo Federal cria regras para EAD e exige ao menos 20% de aulas presenciais em todas as graduações

Segurança

Identificada ciclista que morreu atropelada por carro na BR-101 em SC 21rs

A vítima pedalava quando foi atingida por um Hyundai HB20 com placas de ville, por volta das 7h10, no Km 281 da rodovia