Três homens foram condenados pela Vara Criminal da comarca de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, por extorsão qualificada, associação criminosa e incêndio. As penas variam entre 12 e 16 anos de reclusão, em regime fechado. Os réus já estavam presos preventivamente desde o fim de 2023 e seguirão encarcerados. A decisão ainda cabe recurso, e o caso corre em segredo de justiça.
De acordo com as investigações, o grupo se ava por integrantes de uma organização criminosa. Por mensagens de WhatsApp, ameaçavam empresários do setor automotivo da região, exigindo pagamentos via Pix sob ameaça de incêndio e atentados. Em um dos casos, um comerciante teve um carro incendiado após se recusar a pagar; outro cedeu e transferiu R$ 5 mil aos criminosos.
A atuação do grupo era organizada: um dos réus coordenava as ações e definia os alvos; outro fazia a vigilância e enviava imagens dos estabelecimentos às vítimas; o terceiro executava as ameaças e ateava fogo aos veículos. A juíza responsável destacou o abalo psicológico às vítimas, o uso de tecnologia para viabilizar os crimes e o grau de planejamento como fatores decisivos para a condenação.
Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.