O governo federal anunciou nesta quinta-feira (22) que o atendimento presencial às vítimas de fraudes e descontos indevidos no INSS terá início no próximo dia 30 de maio. O serviço será oferecido exclusivamente nas agências dos Correios, e não nos postos do próprio Instituto Nacional do Seguro Social.
Segundo o Ministério da Previdência Social, serão mobilizadas 4.730 agências em cerca de 66% dos municípios brasileiros. A nova estrutura visa descentralizar o atendimento, já que as agências do INSS estão sobrecarregadas.
O atendimento presencial permitirá aos beneficiários:
✔️ Verificar se sofreram descontos indevidos e identificar a entidade responsável;
✔️ Protocolar pedido de informações adicionais;
✔️ Receber o retorno do INSS e agendar nova visita aos Correios;
✔️ Obter orientação para contestar cobranças e solicitar ressarcimento.
A lista de agências com o serviço estará disponível nos sites dos Correios, do INSS e pelo telefone 135. O atendimento remoto, tanto pelo aplicativo Meu INSS quanto pelo número 135, seguirá funcionando normalmente.
De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller, basta levar um documento de identidade para ser atendido. Em caso de dificuldade de locomoção, o beneficiário poderá enviar um representante legal com procuração autenticada.
Waller reforçou que nem o INSS nem os Correios enviam cartas ou mensagens. “É o cidadão que deve buscar o serviço, pelos canais oficiais”, afirmou.
Para alcançar beneficiários em regiões remotas, o governo também pretende ativar o atendimento itinerante por meio das vans do PrevMóvel e das embarcações do PrevBarco, que farão busca ativa em comunidades com o limitado à internet.
Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.