keyboard_backspace

Página Inicial c4746

Economia

Comércio de SC cresce mais que o dobro da média do país durante o primeiro trimestre 4m1x

Varejo catarinense cresceu 6,3% no 1º trimestre de 2025

economia varejo sc Visor Notícias
Foto: Divulgação/SECOM

Santa Catarina registrou a segunda maior alta nas vendas do comércio varejista do país no primeiro trimestre de 2025, com crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período do ano ado. O desempenho catarinense ficou atrás apenas do Amapá (11,6%) e bem acima da média nacional, que foi de 1,2%, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta semana.

O governador Jorginho Mello atribuiu o bom resultado à geração de empregos, ao ambiente favorável aos negócios e ao aumento da renda da população. “Santa Catarina é lugar de oportunidade, com gente trabalhadora e um governo que apoia o empreendedorismo. Com mais dinheiro na mão, o catarinense vai às compras e movimenta o comércio de todo o estado”, destacou.

Com o melhor desempenho da região Sul, SC superou Rio Grande do Sul (4,8%) e Paraná (1,2%), além de estados como Espírito Santo (3,9%), Minas Gerais (1,8%), São Paulo (0,2%) e Rio de Janeiro (-2,7%).

Consumo das famílias impulsiona alta 172h41

Segundo o IBGE, nove dos 11 segmentos do comércio varejista registraram crescimento em SC. Os destaques foram artigos de uso pessoal e doméstico (17,2%), vestuário e calçados (9,9%), móveis e eletrodomésticos (7%) e supermercados (6,5%). Também houve alta na venda de medicamentos (5,8%) e combustíveis (4,6%).

Por outro lado, as vendas de livros, jornais e papelaria caíram 3,5%, e os setores de informática e comunicação recuaram 10,3%.

Comércio varejista ampliado também cresce 1x2m2i

No comércio varejista ampliado, que inclui mais setores, o desempenho também foi positivo. As vendas de materiais de construção cresceram 9,7%, enquanto o setor de veículos, motos e peças avançou 9,1%. O único recuo foi no atacado, com queda de 0,4%.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou que o cenário positivo é resultado do aumento de 14% na renda em 2024 e dos investimentos que o estado tem atraído. “Santa Catarina tem mão de obra qualificada, portos eficientes e apoio governamental. Não por acaso, somos a economia que mais cresce no país”, afirmou.

Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor: 142k2k
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito! 301423

Economia

Veja o calendário da restituição do Imposto de Renda 4q4c5w

Cinco lotes serão pagos até setembro; idosos, professores e usuários de Pix têm prioridade

Economia

Santa Catarina registra a menor taxa de desemprego do Brasil no 1º trimestre 5a571

Estado registra desocupação de 3% e retoma liderança nacional; comércio e indústria impulsionam geração de empregos

Economia

China, UE e Argentina suspendem compras de frango do Brasil após caso de gripe aviária 2g286q

Suspensão das importações ocorre após detecção do vírus IAAP em granja do RS; medida é preventiva e afeta acordos comerciais

Economia

Ferrovia que ligará Araquari a Navegantes de 1,7 bilhão pode avançar para parceria público-privada 455f1j

Projeto executivo da ferrovia está em fase final e deve ser concluído até o fim deste ano

Economia

Pedidos de reembolso ao INSS superam 1 milhão 282236

Segurados contestam descontos não autorizados por entidades; Polícia Federal investiga possíveis fraudes

Mais notícias y706q

Segurança

Abordagem Social atendeu 387 pessoas na primeira quinzena de maio em BC 5s23b

Mais de mil abordagens foram realizadas na primeira quinzena do mês; maioria dos atendidos aceitou acolhimento ou retorno à cidade de origem

Segurança

Golpistas usam nome do INSS para enganar aposentados e prejuízo já soma R$ 6,3 bilhões 1q5059

Criminosos divulgam links falsos para aplicar fraudes durante processo de devolução de descontos indevidos