Silveira, o cão comunitário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, foi “nomeado” nesta terça-feira (20) como pró-reitor de Assuntos Caninos. A brincadeira, publicada nas redes sociais da instituição, viralizou entre estudantes e internautas. O título simbólico homenageia o mascote que há mais de uma década circula livremente pelo campus, principalmente nas imediações da Biblioteca Central.
O animal é o xodó do projeto Zelo, que cuida dos animais comunitários da UFSM. Idoso, Silveira enfrenta problemas de saúde como artrose e medo de procedimentos veterinários, o que limita seus cuidados. Ainda assim, participa das atividades acadêmicas — inclusive, viralizou em vídeo durante uma aula de capoeira — e soma mais de 57 mil seguidores no Instagram.
Desde 2014, o projeto Zelo busca acolher animais abandonados no campus, promovendo castrações, adoções e ações educativas. Apesar da fama, Silveira ainda não foi adotado. A equipe do projeto sonha com uma “aposentadoria” digna para o cão e continua em busca de um lar definitivo que compreenda suas necessidades e sua história.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008,
tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras
de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso
e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico
desde 2018.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!