Uma tempestade severa provocada pelo avanço de uma frente fria causou destruição em cidades do Extremo-Oeste de Santa Catarina durante a madrugada desta quinta-feira (22). O fenômeno, classificado como uma supercélula, trouxe chuvas intensas, granizo e vendavais entre 2h e 3h da manhã, atingindo principalmente os municípios de Belmonte, Bandeirante, Descanso, São Miguel do Oeste e Barra Bonita.
De acordo com a Defesa Civil estadual, a tempestade se formou na divisa com a Argentina e ganhou força ao se deslocar em direção às cidades catarinenses. Imagens do radar meteorológico de Chapecó mostraram áreas em tons de rosa, indicando maior intensidade do sistema, com potencial para ventos destrutivos e até formação de tornados — hipótese ainda em análise pelas equipes técnicas.
Em São Miguel do Oeste, cerca de 70 casas e comércios foram destelhados. Também houve quedas de árvores, falta de energia elétrica e bloqueio de vias. O Corpo de Bombeiros atendeu quatro ocorrências de salvamento, fez 39 entregas de lonas e atuou em 14 casos de corte de árvores. Cerca de 22 profissionais estiveram envolvidos nas ações emergenciais.
Foto: Prefeitura de São Miguel do Oeste/Divulgação
Cinco unidades de ensino foram afetadas pela tempestade, resultando na suspensão das aulas para mais de 900 alunos, incluindo escolas e centros de educação infantil. Algumas unidades devem retomar as atividades ainda hoje, mas outras seguem sem estrutura ou o seguro.
Além disso, unidades básicas de saúde sofreram alagamentos e ficaram sem energia, comprometendo o atendimento. Em caso de necessidade, a orientação é que a população procure diretamente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
A Defesa Civil segue com o monitoramento climático e alerta a população para que evite áreas de risco e acione os canais oficiais em caso de emergência.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!