keyboard_backspace

Página Inicial c4746

Educação

5 dicas para se preparar para a nova prova de redação da Fuvest 2u3j3e

Especialista fala sobre as mudanças nos gêneros textuais para a próxima edição do vestibular
estudante escrevendo em um caderno
É fundamental ter contato com diferentes gêneros textuais (Imagem: Antonio Guillem | Shutterstock)

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), principal porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP), mudará seu modelo de prova a partir da próxima edição — a Fuvest 2026 — e ará a propor outros gêneros textuais na redação, além da dissertação tradicional utilizada nas últimas décadas.

Para apresentar a nova proposta, nos dias 26 e 27 de abril, foram realizados simulados on-line com duas propostas de redação, o objetivo também foi avaliar o desempenho dos candidatos e a atuação da banca diante dos novos formatos. De acordo com a analista pedagógica da plataforma Redação Nota 1000, Amanda Rodrigues, a mudança mais significativa foi, de fato, a adição de um gênero textual divergente das dissertações tradicionais.

“Como o próprio edital do simulado e o programa para o vestibular de 2026 haviam antecipado, houve a demanda de um gênero textual que contém traços composicionais que divergem do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, conforme anunciado pelo regulamento do simulado, apesar da cobrança de dois gêneros textuais distintos, ambos tiveram o mesmo tema gerador, compartilhando, inclusive, a mesma coletânea de textos”, explica a especialista. 

O que esperar dos novos gêneros de texto? 1u272c

Diante dessas mudanças, segundo Amanda Rodrigues, é possível que os candidatos enfrentem dificuldades. No entanto, ela ressalta que a proposta está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que indica que os alunos, em sua maioria, já tiveram contato com diferentes gêneros textuais durante o percurso escolar. Ela acrescenta ainda que é pouco provável que os temas abordados sofram alterações significativas, mantendo-se o foco na discussão de questões complexas, de cunho social e filosófico, como nas edições anteriores. 

Nesse contexto, a especialista recomenda que os estudantes pratiquem a escrita de gêneros variados, a partir de temas já utilizados nas edições anteriores da Fuvest, ou de assuntos compatíveis com o perfil da banca. Além disso, Amanda Rodrigues pontua que não há previsão de maior rigor nos critérios já estabelecidos para a correção. Por outro lado, ressalta que a avaliação pode variar conforme o gênero proposto, já que cada tipo de texto apresenta expectativas específicas.  

Por fim, a especialista compartilha 5 recomendações fundamentais para quem vai prestar a Fuvest 2026 e deseja se preparar para o novo modelo de redação. Confira: 

1. Trabalhe a interpretação e a análise da coletânea 4ups

Os textos costumam promover reflexões relevantes, mas nem sempre óbvias. Desenvolver essas habilidades é essencial para aproveitar melhor os conteúdos oferecidos e aplicá-los estrategicamente na redação.

estudante escrevendo em um caderno
É fundamental ter contato com diferentes gêneros textuais (Imagem: Antonio Guillem | Shutterstock)

2. Pratique a escrita com qualidade 43121s

Sempre que possível, simule o ambiente da prova — sem consulta, com tempo cronometrado, em local silencioso. Comece com um planejamento textual e, ao final, revise criticamente sua produção, identificando pontos fortes e buscando soluções para os pontos a melhorar. 

3. Tenha contato com a escrita de diferentes gêneros textuais 1z62p

Além da dissertação, familiarize-se com os traços composicionais de gêneros como carta, artigo de opinião, conto, manifesto, entre outros. 

4. Amplie seu repertório sociocultural 4y4k39

Consuma conteúdos que incentivem reflexões sobre a sociedade contemporânea. Ter uma visão crítica e atenta da realidade contribui significativamente para a construção de argumentos sólidos.

5. Acompanhe as orientações da própria banca 3gyu

O programa do vestibular, já divulgado pela Fuvest, é a fonte mais precisa sobre as mudanças e pode orientar os candidatos quanto às expectativas em relação à produção textual. 

Por Laura Ragazzi

Quer receber as notícias em tempo real? 514m2k

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor: 142k2k
Edicase
Edicase

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter o rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito! 301423

Educação

8 dicas para se destacar em matemática no vestibular 1h5k49

Veja como se preparar para os principais assuntos cobrados nas provas
Educação

Projeto Sem Muros leva arte e educação ambiental para alunos da Escola Educar 3s4j1t

Com o tema “ciclo da água”, iniciativa transforma muro da escola em mural artístico feito por estudantes de Itapema

Educação

Palestra para professores em Balneário Camboriú propõe sala de aula sem tédio 3x2o10

Público-alvo são professores da educação básica e educadores em geral

Educação

5 áreas de atuação para quem quer cursar pedagogia 56ce

O pedagogo conduz o processo educativo, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e emocional
Educação

Cursos como Medicina e Direito só poderão ser presenciais 5382g

Novo decreto do Governo Federal cria regras para EAD e exige ao menos 20% de aulas presenciais em todas as graduações

Mais notícias y706q

Esportes

Atleta de Santa Catarina será o primeiro transplantado a disputar o IRONMAN Brasil 6u6q3x

O evento, organizado pela Unlimited Sports, será realizado em junho em Florianópolis

Segurança

Colisão entre caminhões mata dois na BR-116 em SC d182w

Acidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (22) em Ponte Alta, na Serra catarinense